quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Levino Ferreira


LEVINO FERREIRA

Clóvis Campêlo

Levino Ferreira nasceu no dia 2 de dezembro de 1890, na cidade de Bom Jardim, no agreste de Pernambuco.
Desde cedo dedicou-se à arte musical. Aos dez anos já compunha dobrados,polcas e valsas para as Bandas de Limoeiro, João Alfredo e Bom Jardim.
Estudou de início com o professor Pompeu Ferreira, tornando-se depois autodidata. Na Banda 22 de Setembro de Bom Jardim, regida pelo maestro Tadeu Ferreira, aprendeu a tocar vários instrumentos, passando, em pouco tempo, a mestre da Banda. Seu talento e a fama logo conquistada o levaram a mestre das bandas de Limoeiro, João Alfredo, Surubim, Orobó e Salgadinho.
Chegou ao Recife em 1935, aos 45 anos, a convite do maestro e compositor Zumba, o General do Frevo. Nesse mesmo ano, teve o seu frevo "Satanás na onda" gravado pela Orquestra Odeon, depois de vencer o Concurso de Frevos do Recife.
Na Rádio Clube de Pernambuco, tocou sax, trombone e piston. É o autor do poema sinfônico "A Dança Brasileira do Cavalo Marinho", que chegou a ser executado pela orquestra da BBC de Londres.
Além da Rádio Clube de Pernambuco, trabalhou em diversas outras rádios recifenses, como a Rádio Tamandaré.
Foi professor de música e integrou a Orquestra Sinfônica de Pernambuco como fagotista, por escolha do maestro Vicente Fitipaldi.
Faleceu no Recife, no dia 9 de janeiro de 1970, deixando uma extensa obra musical, entre frevos, maracatus, peças folclóricas e religiosas.
Em sua homenagem, no ano do seu falecimento, a Prefeitura do Recife e a Empresa Metropolitana de Turismo criaram o Troféu Levino Ferreira, para homenagear os clubes sociais do Recife.
Em 1971, recebeu postumamente a Medalha do Mérito da Cidade do Recife.
Em 2008, teve os frevos "Último dia" e Lágrima de folião" gravados pela Spock Frevo Orquestra, com as participações especiais de Armandinho e Léo Gandelman.


Recife, 2009

Nenhum comentário: