quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Mestre Salustiano


MESTRE SALUSTIANO

Clóvis Campêlo

Nasceu na cidade de Aliança, em Pernambuco, no dia 12 de novembro de 1945.
Foi pioneiro na divulgação da cultura da Zona da Mata Norte, influenciando artistas como Antônio Nóbrega, Chico Science & Nação Zumbi, Silvério Pessoa, Siba Veloso e outros.
Era pai de 15 filhos, oriundos do relacionamento que teve com dez mulheres diferentes. Destes, apenas três não seguiram os passos do pai pelos caminhos da cultura popular pernambucana.
Ao longo da sua carreira, chegou a gravar quatro discos: Sonho da rabeca, As três gerações, Cavalo marinho e Mestre Salu e a sua rabeca encantada.
Motorista profissional, o rabequeiro foi agraciado, em 1965, com o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal de Pernambuco.
Em 1977, ao lado de Augustinho Pires e Manoel Mauro, fundou o Maracatu Piaba de Ouro, que conquistou por sete anos consecutivos o título de campeão do Carnaval pernambucano, e hoje é considerado um dos mais ricos do Estado com mais de 250 componentes e uma orquestra de 20 músicos.
Em 1990, foi homenageado com o título de "reconhecido saber" concedido pelo Conselho Estadual de Cultura.
Em 2001, recebeu do presidente Fernando Henrique Cardoso a Comenda da Ordem do Mérito Cultural.
Em 2005, recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Faleceu no Recife, aos 62 anos, às 7h55 do domingo, dia 31 de agosto de 2008, no Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), onde estava internado por causa de uma arritmia cardíaca e do mal de Chagas.
Foi sepultado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Fonte: Jornal do Commercio, Recife, 01/9/2008


Nenhum comentário: