quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O primeiro gol no Arruda depois da inauguração


Cena do jogo: Abel corta a bola, enquanto Ramon oberva

O PRIMEIRO GOL NO ARRUDA DEPOIS DA INAUGURAÇÃO

Clóvis Campêlo

Em 1969, numa melhor de três contra o Sport, o Santa Cruz conquistou o seu primeiro título estadual no Estádio do Arruda.
Essa foi uma conquista emblemática, pois, até então, só tínhamos conquistado 13 títulos estaduais nos 55 anos de existência do clube.
Depois daquele grande final, ao longo dos últimos 40 anos, foram muitas outras conquistas, entre estaduais e campeonatos brasileiros, o que serviu para demonstrar que a construção do nosso estádio foi um divisor de águas na história do Mais Querido.
Assim sendo, antes do jogo do Santa Cruz contra Seleção Olímpica do Brasil, no dia 7 de junho de 1972, muitos gols foram marcados no Colosso, com o estádio ainda em construção. Nenhum, porém, teve a importância dada ao gol de Betinho naquele jogo histórico.
Betinho chegou no Santa Cruz completamente desconhecido, vindo do Botafogo do Rio. Dele só se sabia que era sobrinho de Fontana, zagueiro do Vasco da Gama e que fora reserva de Wilson Piazza na Copa de 1970, no México. Aos poucos foi se afirmando como um grande atacante, habilidoso, rápido e insinuante. Logo integrou-se àquela grande equipe, tornando-se um dos ídolos do Santa Cruz naquela época.
O gol só surgiu aos 45 minutos do segundo tempo. Logo depois o seu autor se machucaria, sofrendo uma entorse no joelho e deixaria o campo nos braços do massagista Santana. Sairia do jogo, no entanto, para entrar definitivamente na história do clube coral.
Aquele gol, no apagar das luzes, contra a Seleção Olímpica, o primeiro ali marcado após a inauguração oficial do estádio, serviria para aguçar ainda mais a auto estima do torcedor coral naquele ano onde tudo parecia nos conduzir aos píncaros da glória.
O jogo foi apitado pelo árbitro Armindo Tavares, auxiliado por Gílson Cordeiro e Clayton Beltrão.
O Santa Cruz de Evaristo Macedo, um treinador que também fez história entre nós, venceu com Detinho; Ferreira (Antonino), Sapatão, Rivaldo e Cabral; Erb (Zito) e Luciano Veloso; Cuíca (Beto), Bita, Ramon e Betinho (Botinha).
A Seleção Olímpica perdeu com Vitor; Tereso, Abel, Vagner e Bolivar; Falcão (Marquinhos) e Carlos Alberto; Pedrinho, Zé Carlos (Tuca), Manuel e Rubens (Dirceu).
No time coral, a presença de Bita, o Homem do Rifle, grande artilheiro pernambucano já em fim de carreira, além dos craques já conhecidos.
Na Seleção Olímpica, a presença de jogadores que depois marcariam época no futebol brasileiro, como o zagueiro Abel, hoje treinador com passagem pelo próprio Santa Cruz; o meio campista Falcão, hoje comentarista da Rede Globo de Televisão; de Dirceu, já falecido, e do atacante Zé Carlos, prata da casa coral e que teve atuações marcantes pela seleção.
O público nem de longe foi o da inauguração oficial do estádio, no jogo contra o Flamengo. Mesmo assim, naquela noite de quarta feira, 22.426 pessoas foram ao Arruda para assistir à peleja, propiciando uma renda Cr$ 85.176,00.

Recife, 2009


Nenhum comentário: