sábado, 9 de abril de 2016

O caminho do sol


Fotografia de Clóvis Campêlo/2016

O CAMINHO DO SOL

Clóvis Campêlo

Segundo a Wikipédia, a praia da Boa Viagem é a praia urbana mais famosa do Recife, tendo aproximadamente sete quilômetros de extensão e estando situada no bairro da Boa Viagem (zona sul da capital pernambucana), sendo delimitada ao norte pela praia do Pina, e ao sul, pela praia da Piedade. A maior parte da praia é protegida por uma barreira de recifes naturais, os quais deram nome à cidade. Era área de pescadores e depois de veraneio para os recifenses, até a chegada dos edifícios nas décadas de 1940 e 1950.
No seu livro Trilhas do Recife - Guia Turístico, Histórico e Cultural, o escritor João Braga diz que o bairro da Boa Viagem iniciou o seu adensamento populacional após a implantação da linha de bondes elétricos, em 1924, através da construção de uma ponte metálica de 700 metros sobre a estrutura do emissário de esgotos ali existente (o famoso cano do Pina). Até então, a única forma de se chegar ao bairro era através de barcos. 
Porém, segundo o mesmo autor, já na metade do século XVII, surgia a povoação de Boa Viagem. Em 1858, com a passagem do trem da Estrada de Ferro do Recife a São Francisco, o local começou a ser mais procurado.
Por seu lado, no livro O Recife e Seus Bairros, o pesquisador Carlos Bezerra Cavalcanti afirma que nas terras doadas por Baltazar da Costa Passos e sua esposa, Ana de Araújo Costa, através de escritura datada de 6 de janeiro de 1707, resolveu o padre Leandro de Carvalho construir uma igreja sob a invocação de Maria Santíssima e mandou fazer uma imagem com o título de Boa Viagem para que os pescadores, nas viagens pelos mares, tivessem os sucessos almejados.
A capela da Boa Viagem, portanto, ainda segundo o pesquisador citado acima, deu o nome não só à praia, como também a todo o bairro.
Hoje, Boa Viagem é um bairro moderníssimo, com uma infra-estrutura invejável, quase uma cidade autônoma dentro da cidade do Recife. Composta de prédios altíssimos e modernos, em quase nada relembra a antiga orla repleta de altos coqueiros e de soberbo estendal. A sua praia é um espaço democrático, que propícia momentos de lazer a todos os recifenses.
É o verdadeiro caminho do sol.
Segundo o sociólogo Gilberto Freyre, no Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife, e antes do aparecimento dos tubarões nas nossas águas mornas, “um banho em Boa Viagem é um dos maiores regalos que o Recife oferece a adventícios, tanto quanto a nativos".

Recife, abril 2016

Um comentário:

Clóvis Campêlo disse...

Segundo a Wikipédia, a praia da Boa Viagem é a praia urbana mais famosa do Recife, tendo aproximadamente sete quilômetros de extensão e estando situada no bairro da Boa Viagem (zona sul da capital pernambucana), sendo delimitada ao norte pela praia do Pina, e ao sul, pela praia da Piedade.