quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

O Bar Savoy



O BAR SAVOY

Clóvis Campêlo

O escritor Urariano Mota, no seu livro Dicionário Amoroso do Recife, assim o define: "Ele ficava na Avenida Guararapes, número 147. Foi o primeiro bar do Recife no afeto, e podemos até dizer, o primeiro sem segundo. A memória desse bar deveria ser retida por todo pernambucano de origem ou formação".
Segundo a página Recife de Antigamente: "O antigo Bar Savoy funcionou no centro do Recife durante 48 anos (1944 - 1992) e era parada obrigatória de artistas e intelectuais que se reuniam no local para discutir política e literatura".
Segundo o escritor, poeta e teatrólogo José Calvino de Andrade Lima, em texto publicado no Recando das Letras: "O Savoy foi fundado em 1944 pelo espanhol Alvarez, passando para os irmãos Simões e, por fim, para o português Joaquim Esteves Pereira, que inaugurou o Canto do Poeta. Esteves, a quem Gilberto Freyre chamava “o bom Esteves”, abandonou o Recife. Na sua gestão, o Savoy transformou-se em uma verdadeira entidade cultural, promovendo concursos, cursos, palestras e adquirindo um magnífico acervo de excelentes obras de arte".
O jornalista Ricardo Noblat, no seu blog do Globo, postou o poema abaixo, de Carlos Pena Filho, onde o Bar Savoy é tema e inspiração:

CHOPP

Na avenida Guararapes,
o Recife vai marchando.
O bairro de Santo Antônio,
tanto se foi transformando
que, agora, às cinco da tarde,
mais se assemelha a um festim,
nas mesas do Bar Savoy,
o refrão tem sido assim:
São trinta copos de chopp,
são trinta homens sentados,
trezentos desejos presos,
trinta mil sonhos frustrados.

Ah, mas se a gente pudesse
fazer o que tem vontade:
espiar o banho de uma,
a outra amar pela metade
e daquela que é mais linda
quebrar a rija vaidade.

Mas como a gente não pode
fazer o que tem vontade,
o jeito é mudar a vida
num diabólico festim.

Por isso no Bar Savoy,
o refrão é sempre assim:
São trinta copos de chopp,
são trinta homens sentados,
trezentos desejos presos,
trinta mil sonhos frustrados.

No blog Coisas da Vida, o escritor João Vicente assim se manifesta sobre o desaparecimento do bar tradicional no centro histórico do Recife: "O Bar Savoy resistiu por muito anos desde sua criação em 1944 pelo espanhol Manuel Alvarez até os anos de 1990. Nas muitas idas a Recife após a anistia de 1979, eu sempre costumava frequentar o Bar Savoy na companhia dos poetas Jaci Bezerra, Alberto da Cunha Melo e raras vezes também Domingos Alexandre. Se não me falha a memória, o Bar Savoy já estava sob a batuta do empresário Joaquim Esteves Pereira, que procurava manter toda a tradição da velha casa, animando o espaço com atividades culturais diversas, inclusive concursos literários. Alberto da Cunha Melo, conforme o referido email de Cláudia, no seu caderno confessional “A noite da longa aprendizagem: notas à margem do trabalho poético”, no dia 13 de dezembro de 1984, registrou a concessão de prêmio ao poeta Marcus Accioly pelo Bar Savoy. Voltei algumas vezes ao Bar Savoy nos anos 90, e logo eu pude sentir que a velha casa estava em franca decadência, e que o seu réquiem com certeza já fora encomendado".
A minha geração ainda chegou a frequentar o Bar Savoy, embora já despido da sua aura de local preferido pelos grandes poetas e intelectuais do Recife. Nos anos 90, por exemplo, ainda presenciei Liêdo Maranhão tocando pandeiro no primeiro andar, no Recanto do Poeta, em comemoração ao aniversário de Gilberto, livreiro da Praça do Sebo. Mas só. A decadência e o abandono do centro histórico do Recife também ajudaram a desvalorizar e esvaziar o local. Assim como todas as outras coisas do mundo capitalista, é o interesse econômico que determina a morte ou a sobrevivência de áreas importantes da urbe. Como já disse o poeta, é a força da grana que ergue e destrói coisas belas. No Recife também não foi diferente. E nessa roda-viva o Savoy foi definitivamente tragado, ficando apenas nas lembranças dos saudosistas e historiadores.
Recentemente andou se falando na restauração do local e reabertura do bar. O prédio, que pertencia ao INSS, foi vendido e os novos compradores fizeram o anúncio que até hoje não se concretizou.

7 comentários:

Urariano Mota disse...

Grato, Clóvis, pelaa citação.
Como escrevi no Dicionário Amoroso do Recife:
Para os recifenses da nossa geração, o Savoy foi, é o melhor bar do mundo. E não pensem que isso é exagero de pernambucano. Tampouco perguntem se conhecemos todos os bares do mundo. A nossa experiência não é extensiva, nem a sensibilidade de ninguém é estatística. Para sentir o calor do sol ninguém precisa entrar na estrela.

Abraço

Walter Silva disse...

MUITO BEM. Escrevi faz alguns anos um ensaio "VIDA DOS BARES, BARES DA VIDA". Era uma publicação intramuros, se é que existe isso. URARIANO tem mais do que razão. E tem outra: nós pernambucanos somos muito "coitadinhos"; a gente deveria mesmo é deflagrar um movimento do BAIRRISMO PERNAMBUCANO.
Sob pena de sepultar coisas e seres que nos perpassaram. (Aliás, JOMARD já tentou fazer isso). A cultura oficial continua na moda, infelizmente.
abraço,

Antonio Leal campos disse...

Caro Clóvis,

Vou responder sua pergunta:

- Para onde foi o Savoy?
- O Savoy foi pro Céu com todos os seus poetas.

abraçanto

Rocha disse...

Clóvis, Joaquim não abandonou o Recife. Mora em Boa Viagem, e tem uma lojinha de rações no bairro do Ipsep.

Clóvis Campêlo disse...

Don Regueira, amigo e poeta desaparecido, manda-de o seguinte recado: "Clóvis, Liêdo Maranhão tocou pandeiro no Savoy no dia do lançamento do seu livro Cozinha de Pobre. O livreiro Gilberto realmente estava lá e tocou o seu violão, mas não era o seu aniversário".
Pronto, está feita a importante retificação. Grato, Don Regueira.

Unknown disse...

Boa tarde sei que faz muito tempo que esse bar fechou ,mais procuro por um jovem musico que tocava nesse bar de nome José Ricardo não tenho mais informações sobre ele nem sobrenome só que seu pai era engraxate próximo aos correios na mesma avenida ,gostaria muito de encontrá-lo.

Unknown disse...

Você tem informações para contato c ele? Meu marido, Américo Lopes P. está a tentar falar com ele, perderam o contato há anos...meu email para contato e feelscastro90@gmail.com. obrigada