segunda-feira, 23 de abril de 2018

O Edifício Califórnia

 O Edifício Califórnia nos anos 60. Fotografia de autor desconhecido

 O Califórnia em 1994. Fotografia de Clóvis Campêlo

O edifício em 2018. Fotografia de Clóvis Campêlo

O EDIFÍCIO CALIFÓRNIA

Clóvis Campêlo

Segundo matéria de Augusto Saboia publicada no blog das Parcerias Público-Privadas, em 14/5/2017, o edifício foi um dos primeiros prédios construídos na avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, sendo considerado um dos ícones da arquitetura moderna pernambucana.
Projetado em 1953 pelo arquiteto Acácio Gil Borsói, o empreendimento, que por anos esteve em estado de má conservação, passa por um processo de revitalização que promete mais que melhores condições estruturais: a proposta pretende movimentar a área com a ofertas de atividades artísticas e gastronômicas.
Na primeira fotografia, provavelmente feita nos anos 60, e na segunda fotografia, de 1994, o prédio ainda aparece isolado, ladeado por diversas casas que hoje não existem mais.
Segundo o site do arquiteto Acácio Gil Borsói, autor do projeto, em matéria sem data, o edifício é composto por dois volumes sobrepostos: o primeiro ao nível da rua, predominantemente horizontal, destinado às funções de comércio e serviços e que, juntamente a uma série de pilotis, suporta um segundo volume vertical que acomoda o uso residencial. A solução para este edifício reflete claramente uma série de características da arquitetura moderna, como os pilotis, as janelas “em fita”, e a rígida setorização das zonas internas do apartamento.
O recuo lateral do volume prismático vertical, em relação ao lote vizinho, permitiu a aposição de esquadrias nas fachadas Leste, Norte e Sul. Na fachada Oeste, por outro lado, o arquiteto opta pela ausência total de fenestrações, provavelmente para impedir a entrada de luz e calor excessivos no interior da edificação.
Em 1978, foi desenvolvido por Acácio Gil Borsoi um estudo para uma reforma no Edifício Califórnia. O objetivo da intervenção seria modificar o uso residencial do edifício, convertendo os apartamentos projetados na década de 50 ao uso de hotel. Entretanto, esta reforma não chegou a ser executada.
No site Pátria Amada, em texto sem assinatura e datado de 19/10/2011, encontramos o seguinte: “O edifício Califórnia, na Av. Boa Viagem, começou a ser construído em 1958 e foi inaugurado em 1960. Assinado por Acácio Borsoi, um importante arquiteto brasileiro, marcou um ciclo de construção de grandes obras na cidade do Recife. Foi um dos primeiros arranha-céus da cidade (o mais alto da época), juntamente com o edifício Acaiaca, de 1958, este também na Avenida Boa Viagem, e o edifício Holliday, de 1957, no cruzamento da rua Salgueiro com a rua dos Navegantes, também uma localização privilegiada do bairro de Boa Viagem, prédios arrojados e modernos que inauguraram um novo estilo de morar.”
Não sei se procede a informação acima de que o edifício Califórnia era o mais alto do Recife naquele tempo, já que durante muitos anos esse título foi atribuído ao edifício Capibaribe, no bairro da Boa Vista, construído na mesma época às margens do rio homônimo.

 

Nenhum comentário: